Taciana Barros
Guitarrista, pianista, cantora e compositora .
Entrou aos 17 anos na ”GANG 90 & ABSURDETTES” (1983 até 1988), participando dos shows de lançamento e de alguns clipes do primeiro álbum: “Essa Tal de Gang 90”. Com a nova formação da Gang 90 gravou e também compôs nos dois álbuns seguintes: “Rosas & Tigres” (1985) e “Pedra 90” (1987).
Em 1988 criou a banda de rock psicodélico “SOLANO STAR” (até 1994) e em 1989 participou, como compositora e pianista, do “AMIGOS INVISÍVEIS”, projeto solo de Edgard Scandurra (de 1989 até hoje).
Em 1995, gravou o álbum solo, “JANELA DOS SONHOS”, produzido pelo sérvio Mitar Subotic, o Suba. Esse álbum foi também lançado no Japão (1997), e em 2021 um vinil/single com a faixa “Tudo Faz Sentido” e um remix dessa mesma canção, foi lançado e distribuído para DJs do mundo todo.
Em 1999 participou como cantora e compositora do aclamado disco solo de Suba: “São Paulo Confessions”. Em 2008 criou o projeto de música para crianças “PEQUENO CIDADÃO” que atualmente está no terceiro álbum (além de 4 livros, 1 DVD, 2 vinis, 1 single, diversas músicas em novelas infanto juvenis, campanhas, filmes, livros didáticos, etc).
Entre 2016 e 2017 dirigiu uma série de programas de rádio para crianças, para a Rádio Vozes, chamado “Na Onda do Pequeno Cidadão”. Concebeu e integra, como musicista e cantora, o show/tributo a Belchior “AMAR E MUDAR AS COISAS”, com Karina Buhr e Marisa Orth. Participa como cantora da banda “IF6” (cantando Jimi Hendrix – com Edgard Scandurra na guitarra).
Atualmente mergulha de cabeça em seu novo projeto musical, o “POEMACOMBATE” com os músicos Mauro Dahmer e João Parahyba e a participação de vários poetas.
Na pandemia, além das lives de seus trabalhos, está com o projeto “Pandemia_2020/21”, transmitido pelo Instagram, onde convida mulheres artistas para fazer performances ou dançar em músicas que toca no piano e no violão. Também atua como diretora de arte e dá aula de piano para crianças.
Foi contemplada com 2 editais do PROAC para 2022, um com o novíssimo POEMACOMBATE e o outro com seu projeto infantil.
Através da sua empresa – Bons Ventos Produções – atua como proponente dos shows e workshops dos projetos acima mencionados, entre outros.
É mãe de Daniel Scandurra, de 34 anos e de Luzia Barros, de 21 anos.